Close

16/02/2021

Por que a caatinga sofre com o desmatamento?

Por que a caatinga sofre com o desmatamento?

A Caatinga vem sofrendo ao longo do tempo com o processo de desmatamento, principalmente para o uso do solo. Dentre as atividades realizadas nesse ambiente, destaca-se a plantação da cana-de-açúcar. Com isso, diversas espécies são afetadas pela destruição de seu habitat, podendo inclusive chegarem à extinção.

Quais as espécies pertencentes à caatinga?

Dentre as espécies pertencentes à fauna, podemos citar o gavião-carcará, o mocó e a arara-azul-de-lear. Algumas espécies pertencentes à Caatinga encontram-se em risco de extinção ou foram extintas, assim, são importantes medidas de preservação para esse bioma, que é o menos protegido do Brasil.

Qual o significado do nome caatinga?

Caatinga. A Caatinga é um bioma brasileiro cujo nome tem origem tupi-guarani, significando “floresta branca”. O significado do nome Caatinga remete a uma das principais características desse bioma, que são os troncos brancos da vegetação sem folhas durante a seca. A Caatinga apresenta um clima quente e seco e um solo raso e pedregoso, assim,

Quais são as plantas típicas da caatinga?

Além das plantas citadas, podemos destacar a presença de algumas plantas típicas, como: o umbuzeiro. o jatobá. a baraúna. a maniçoba. a mimosa. a aroeira. a macambira. Entre as inúmeras espécies de plantas encontradas na Caatinga, cerca de 323 espécies são endêmicas.